Rosie the Riveter



Oi gente, tudo bem? Espero que sim, ainda não voltei de férias, só fim de fevereiro. Gostaria de agradecer pelos 13 seguidores, muito obrigada meus amores, vocês são importantes de mais pra mim.
Bom, eu estava pensando no que trazer para vocês e resolvi trazer algo que eu aprendi hoje de manhã. Bora conferir? Clique no leia mais.
Hoje pela manhã eu estava vendo em um dos canais do Discovery um programa sobre história americana, um dos tópicos era, justamente, Rosie the Riveter. Eu já conhecia essa imagem mas não sabia a história por trás e achei incrível, resolvi trazer pra vocês. Rosie the Riveter (Rosie, a rebitadeira) é um ícone cultural dos Estados Unidos da América, criado pelo artista gráfico J. Howard Miller A personagem Rosie foi inspirada em uma operária de 19 anos, Geraldine Doyle, uma operária que trabalhava em uma fábrica de Michigan.

.



A ilustração exibe uma mulher forte mostrando seus músculos, trabalhadora que não perdeu sua feminilidade, usando batom e o lenço vermelho de bolinhas brancas na cabeça. A técnica usada para ilustrar Rosie era a mesma a que muitos outros ilustradores de pin-ups da época usavam.

O cartaz era na verdade uma propaganda para estimular as mulheres a trabalhar nas fabricas, já que os homens estavam lutando na guerra. Muitas mulheres assumiram postos que anteriormente eram considerados masculinos. Essa situação contribui para que as mulheres começassem a luta para reivindicar seus direitos já que com o fim da guerra esperava-se que as mulheres voltassem aos seus lares para cuidar de seus filhos e maridos cansados da guerra. Algumas retornaram, mas outras se negaram a isso, elas atenderam ao chamado de “Rosie” quebrando diversos tabus, começaram a lutar pelo espaço no mercado de trabalho, a buscar por direitos a salários melhores, já que na época elas ganhavam bem menos exercendo a mesma função que um homem.
Mais tarde Rosie, a rebitadeira tornou-se um simbolo feminista muito popular.

Bom galerinha, é isso. Espero que tenham gostado e que eu tenha explicado de uma forma simples e de fácil entendimento. Beijos e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Theme Free - 2015 | Todos os direitos reservados / Criado por: Carol Sgomes - Tecnologia do Blogger.